Gente, passeando pela net encontrei um site super legal chamado Bistrô Pimenta que traz uma receita piauiense o Quibebe ( que ele deu o nome de picadinho piauiense). O prato foi levado por uma quituteira que creio seja da terrinha. Apenas um senão, por lá eles dizem que jeremum é igual a abóbora e macaxeira igual a mandioca, o que não é né? ambas são da mesma família mas não são a mesma coisa. Por exemplo: a mandioca é aquela que se faz farinha de mandioca e agente faz uma farofinha e a macaxeira aquela que cozinhamos ou fritamos pra comer, também a usamos para o escondidinho de carne de sol e para fazer bolo. Mas enfim, são apenas detalhes, o importante é que no final a receitinha fica uma delícia. Abaixo reproduto a receita, mas com os meus pitacos de piauiense.
400 gramas de ponta de filé (eu usaria alcatra ou contra filé)
2 maxixes cortadas em quatro
4 quiabos cortados em rodelas
100 gramas de jerimum cortado em cubos
100 gramas de cenoura cortada em cubos
100 gramas de macaxeira cortada em cubos
1 pimenta cheiro picadinha
colorau a gosto
100 gramas de pimentão picado
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados (se preferir ponha menos alho)
1 colher (sopa) de óleo
modo de fazer:
Em uma panela coloque o óleo e quando estiver quente refogue o alho e a cebola. Acrescente a carne temperada com sal e o coloral (e se quiser tempere ainda com pimenta do reino, cominho) e refogue até sair o sangue. Acrescente 2 xícaras de agua de deixe cozinhar. Acrescente os legumes conforme o tempo de cozimento, junte a pimenta e cheiro e deixe cozinhar até que tudo esteja cozido e reduza o caldo.
Sirva com arroz branco, feijão e farofa.
# a comidinha é opção no Obá Restaurante, que fica no bairro dos Jardins em sampa na rua Dr.Melo alves, 205#
0
Quibebe do Piauí chegou aos jardins paulista
Dri
Jornalista, Psicóloga, uma amante do mundo da moda, de maquiagem, fotografia, das artes manuais, da dança árabe e de assuntos diversos. E assim virei blogueira. Aqui você tricota sobre make-up, decoração, culinária, dança do ventre, moda, estilo de vida, cães e gatos, psicologia, dicas de compras e de lugares, e tudo que a imaginação, as agulhas e a pena permitirem. Fique à vontade para tricotar comigo sempre que quiser!
Marcadores:
Cozinha
Assinar:
Postar comentários (Atom)